sábado, 20 de setembro de 2008

Sempre indispensável

Descomplicando a teoria do cinema documentário

O título assusta: ”O Cinema documentário e seu caráter distintivo: a similaridade entre o objeto imediato e o objeto dinâmico.” Urrrr...
O livro é de autoria de Eduardo Baggio, que além de produzir alguns filmes, ministra cursos no SESC de Curitiba e dá aulas em universidades sobre as técnicas e correntes da produção de documentários.
Diferente do que parece, o texto é de fácil leitura. Não é simplório, mas também não é rebuscado ao ponto de cansar o leitor, que não tem só aquilo para fazer no dia, ou na semana.
Baggio trata sobre o surgimento, a evolução e a pratica dos vários estilos e “vozes” de documentários. Um bom palpite para quem pretende produzir doc’s e busca alguma referência sobre o assunto.
Há também o segundo volume da série “Teoria contemporânea do cinema”, publicada pelo SENAC São Paulo e organizada por Fernão Pessoa Ramos, que também dispõe sobre a teoria do documentário.
Comparados os dois trabalhos, o de Baggio funciona melhor como primeira leitura. Não seria uma mera introdução e sim um início eficiente no pensamento sobre o que pode dar certo ou errado com a “câmera na mão e uma idéia na cabeça”.
O livrinho é fino e motiva o leitor a levar essa idéia em diante, com o mínimo de conhecimento útil para tanto. Vale conferir enquanto a bateria da Câmera está carregando. Avante!

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