sexta-feira, 17 de abril de 2009

fotos de estúdio

“...Ao respeitável público! Comunicamos aos nossos amigos, assim como ao público em geral, que mudamos o nosso Ateliê de Pintura e Fotografia da rua Serrito para a da Liberdade, junto à casa dos Srs Hurlimann e Comp., onde esperamos merecer a mesma confiança com que até hoje fomos honrados...”.
Com esse anúncio os irmãos Weiss comunicavam através da imprensa o incremento das suas atividades.
O estúdio dos irmãos Weiss foi um dos mais importantes de Curitiba, desde o fim do século XIX até a década de 30.
Joseph Weiss foi o primeiro dos irmãos a trabalhar com fotografia. Sua principal referência foi o fotógrafo Adolpho Volk, que além de ser um dos primeiros profissionais a se estabelecer em Curitiba, por volta de 1881, também formou e revelou vários bons fotógrafos que passaram a atuar na cidade.
Essa história pode ser vista na íntegra, no número 127 do Boletim Casa Romário Martins, série Memória Urbana. Foi lançado em 2005.
O título é, Fotos de estúdio - imagens construídas. É uma coletânea dos trabalhos dos principais fotógrafos de Curitiba, do século XIX até meados do XX.
O livro remonta o início da fotografia na capital, os primeiros nomes a se destacar, como se formaram os primeiros estúdios e o melhor, como a fotografia era entendida e praticada na época. Presente do meu camarada Alexandre Chiquiloff Torres.
Um valoroso trabalho. Um brinde então, com cerveja e charutos!


Foto: Joseph Weiss/ coleção de Marcos Assenheimer. Do Início do século XX.

Um comentário:

Lineu Tomass disse...

Com certeza eles tiraram várias fotos que formam o grande mosaico da história curitibana.