sábado, 23 de agosto de 2008

Os Beatles e a telinha



Foto:cenario do Ed Sullivan Show. Fonte-internet

Febre de Juventude- É o filme que melhor retrata a Beatlemania.Se passa em 64, na primeira apresentação dos Beatles nos EUA, no famoso programa de TV Ed Sullivan Show, na TV CBS (o de maior audiência da época). O filme funciona bem não só mostrando a euforia das fãs, mas o que motivou tamanha repercussão. Antes e mais do que uma boa banda, o grupo inglês do ieieie foi um dos maiores fenômenos de massa do século XX. Como?
O comportamento inovador dos quatro, se não é indiscutível, não vem tanto ao caso aqui. Fora de dúvida é a relevância da TV na difusão do ‘fenômeno’ Beatles. Nos anos 60 a TV já era o enorme e foderoso porta aviões da cultura de massa. E parece que o diretor do filme, Robert Zemeckis quis chamar a atenção também para isso. O aparato, a movimentação das câmeras e o aparelho de TV reproduzindo imagens do show, ao vivo, aparecem em destaque várias vezes. O questionamento aos Beatles com os cartazes de Janis, personagem que os odiava, são também contra a indústria cultural. E num dado momento, quando Rose, a fã mais louquinha, se conforma em ver o show somente pela TV, num pub, o cara do balcão a desliga dizendo que: "quando a banda do bar começa a tocar a TV tem que ser desligada." O que sugere que o aparelhinho já tomava de assalto a atenção das pessoas.
Um texto que também afirma a enorme importância da TV e do episódio retratado no filme, para os Beatles e logo para todo o rock and roll, pode ser lido no
www.thebeatles.com.br/pop/beatles-ed-sullivan.htm
num artigo de Claudio Teran. Nas palavras de Teran: "Pode-se dizer sem exagero que ali a Beatlemania nascia de fato porque agigantava-se para o mundo, rompendo de vez as fileiras do Reino Unido e de meia dúzia de países europeus."
I Wanna Hold Your Hand é o título original do filme. A produção executiva é de Steven Spilberg. Foi filmado em 1978. Encontrado em poucas locadoras.

Um comentário:

Unknown disse...

Poxa cara...tá legal pra caramba seu blog! Este post sobre os Beatles tá 10!

Grande abraço!