domingo, 22 de março de 2009

No instante


Foto: Lula Marques

Eis o inusitado da mosca que pousou no nariz de Jaime Paz Zamora, presidente da Bolívia na época em que aqui mandava Fernando Collor.
A foto é de Lula Marques, que com os dois irmãos, também fotojornalistas, lançou em maio de 2008 o livro, Caçadores de Luz. São fotos de personalidades políticas captadas em décadas de trabalho dos três. Muito bom.
Na área que tem sido chamada de Centro Cínico, as figuras políticas de vulto são acompanhadas diariamente por fotógrafos como Nani Góis, titular da Assembléia Legislativa do Paraná, e por Denis Ferreira Netto, o oficial da agência de notícias Futura Press, em Curitiba.
São os dois repórteres fotográficos que mais fazem ver e pensar sobre a política paranaense e suas personagens.
Sempre cabe lembrar que foto em seqüência, recurso de grande parte das câmeras profissionais, faz com que cada fotografado saia com cara de bom ou de mal, vilão e herói, de comédia, às vezes.
Engana-se quem acha que, isso só, resolve. A hora certa é obra do fotógrafo. Um pouco de intuição e faro de tensão também ajudam na rotina de quem cobre as múltiplas faces da política. O resultado é o tal do “algo mais”.
Caras e bocas que sugerem mais do que afirmam, mas que às vezes são como luvas na situação. Traduzem momentos.
Outro que investiu e se colocou bem nesse circuito é Joka Madruga. Ele que promove não só os célebres ligados ao PT, como o casal Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann, mas também documenta os movimentos sociais do estado, com eficiência.
São nomes e seus momentos, que vão nos contando o que se passa enquanto os parlamentares e chefes do executivo decidem por nós.

Foto: Denis Ferreira Netto
Foto: Denis Ferreira Netto


Foto: Joka Madruga
Foto: Joka Madruga


Mais fotos de Denis Ferreira Netto clique
Mais fotos de Joka Madruga clique

Nenhum comentário: