terça-feira, 4 de maio de 2010

Inscrições até 10 de maio

Ortodoxo ou praticamente fechado? Poderiam ser adjetivos para um evento do qual o regulamento manda: “2 - Somente poderão participar na Bienal os membros dos fotoclubes, todos devidamente inscritos na Confederação Brasileira de Fotografia, com suas obrigações sociais regularizadas e atualizadas;”
Trata-se da XXVI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco, organizada pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. Será realizada entre 4 e 6 de junho. Premiação dia 5.
As fotos deverão ser enviadas até 10 de maio. Cada autor poderá mandar até quatro fotos. Participantes não podem representar dois fotoclubes.
Não há tema ou assunto padrão para as fotos inscritas. Sinal de liberdade de expressão. Poderia haver mais liberdade de participação.
Agremiações
A entidade que congrega os fotoclubes no Brasil é a Confederação Brasileira de Fotografia (confoto).
Um clube é um clube, nada o que questionar. As pessoas selecionam grupos todo dia, mas cada vez mais informais.
Nada mais repetido no ramo de informação sobre fotografia do que: é muita gente. Novos modelos de “clube” surgiram, na internet, nas escolas de fotografia, nos projetos individuais, em tempos de individualidade.
Confederação? Quanta gente deve ter vontade e aptidões para participar de uma bienal tão bacana, que corresponde a grande tradição do P&B? Com tema livre!
E disposição para primeiro oficializar sua participação num fotoclube? E qualquer burocracia, e se não conhecer ninguém nos grupos “seletos”, ou nos que pertencem a uma geração que não é a sua? Precisa?
Para discutir sobre fotografia? Conhecer pessoas e trocar informações? Organizar viagens? Para promover concursos e divulgar seu trabalho?
As pessoas que fotografam estão impedidas de fazer alguma dessas coisas, por não pertencerem a um fotoclube? Pelo contrário.
Nas nossas mãos estão percursos mais curtos, que a primeira vista são menos tradicionalistas.
Vai de quem gosta de tradição: os que as mantém ou os que criam novas. A fotografia vive nos dois tipos.
No site oficial de evento consta: nos siga no twitter.

Um comentário:

RUBENS PORTO disse...

SEGUNDO O EMAIL ENVIADO PELO SR. JOSE LUIS PEDRO PRESIDENTE DO FOTOCLUBE BANDEIRANTES AO FOTOCLUBE ARACOARA DEFENDENDO A TRADICAO DOS FOTOCLUBES E REFERINDO-SE A ESTE ARTIGO PULICADO NO BLOG, RESPONDO SIMPLESMENTE COM UMA FRASE DE ALBERT EINSTEIN:

"A TRADIÇÃO É A PERSONALIDADE DOS IMBECIS"