sábado, 5 de junho de 2010

Concursos e o direito da imagem

Atualmente está em voga um forte questionamento de uma regra comum nos concursos de fotografia.
No dizer do fotógrafo Leonardo Lara, “os patrocinadores estariam criando um banco de imagens para fins comerciais e institucionais a partir da permissão dos autores de divulgarem seus nomes junto às imagens, o que se constitui em direito adquirido”.
Portanto a organização geralmente fica com o direito de uso posterior ao concurso.
O Fórum Mineiro de Fotografia Autoral, criado recentemente pela Associação Fototech e pelo Fotoclube de Minas Gerais, elaborou uma carta aberta aos fotógrafos que costumam e desejam participar de concursos e aos organizadores. Tom de indignação.
Endossado no texto de Leonardo Lara: “Isso só acontece porque esses patrocinadores são abastecidos pelas participações daqueles que pensam ter aí uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. Existem outros caminhos para isso, sem que seja preciso doar a sua imagem sem obter nenhum valor por ela, apenas a divulgação”. Leia mais

Um comentário:

Ciro disse...

Está correto, se não tiver participantes, isto não ocorre, vão ter que valorizar o trabalho fotográfico efetivamente - como justo, devido.
Mas agora, com este advento digital, todo mundo está "se achando fotógrafo". E aí potencializa este aspecto "exploratório" dos patrocinadores de concursos.