terça-feira, 8 de junho de 2010

Foco Ninja

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, criaram uma câmera de vídeo que permite fazer o foco longe e perto ao mesmo tempo. O nome é Omni-Focus.
De acordo com a revista Galileu a câmera tem “um novo princípio de mapeamento à distância: Com várias pequenas câmeras focadas cada uma a uma distância diferente. Depois de capturar as imagens, ela mapeia cada pixel no espaço e seu software coloca todos eles juntos na mesma imagem, usando em cada ponto aquele com a melhor resolução”.
Parece que a equipe de pesquisa de Toronto não produziu a coisa especificamente para o mercado de cinema e audiovisual ( como o entendemos a princípio).
É em outras áreas que a tecnologia pode ser usada, como na medicina: “médicos que estão fazendo cirurgias minimamente invasivas com o uso de câmeras poderiam ver melhor o que está acontecendo dentro de um paciente sem ficar constantemente ajustando o foco”.
Também na área de segurança a Omni-Focus poderá ser útil: “câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais poderiam também focar rostos suspeitos a distâncias diferentes”.
Contudo, a revista Popular Science trouxe a tona uma questão: “Fisicamente falando, duas câmeras diferentes não podem capturar imagens idênticas, porque elas não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Como tal, parece que o processo de composição geraria um pouco de distorção na imagem, especialmente porque o software tenta fazer tudo isso em tempo real”. Vejamos. Informações da revista Galileu e do Portal Dia a dia educação.

Nenhum comentário: