quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Guaratuba velha de guerra!











Fotos: Guilherme Artigas

“Velha de Guerra”, título de frase do avô.
Guaratuba é apedrejada pelos que dizem que é uma praia “palha”. A verdade é que a “malária”, rótulo que botaram no povão, incomoda os que são do tempo que a classe C do Brasil não ia à praia porque não tinha grana. Hoje tem para uns dias e isso é justo.
Sou um dos paranaenses de Curitiba, entre tantos, que cresceu tendo “Guarachuva” como minha praia. Meus verões por lá são os dos meus primeiros amores e baladas. Pasmem, tenho até amigos por lá. Chegar antes do natal e voltar depois do carnaval é o resumo das boas lembranças. É nostalgia suficiente.
Também já fui de reclamar da malária. O preconceito é malandro, faz todo mundo se pegar ao seu lado, em algumas vezes e etapas da vida.
Com meus 34 anos, na atual temporada, vi que Guaratuba pode estar mais "palhona", mas eu ainda gosto dela. Ela vai ser sempre minha praia. Salve a sombra dos flamboyants. Salve o xaveco na praça. Viva o Ferry boat! A praia é de todos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com sua opinião e assino embaixo... praia e sempre praia, e a nossa e "guarachuva"

salve artigas

Diego torres

Marc Sousa disse...

Muito bom texto