sábado, 23 de maio de 2009

Inclusão com sensualidade

É crescente a mobilização em favor da inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Construções adaptadas, esforço de inserção no mercado de trabalho, são exemplos que encontram mais referências.
Recentemente, nessa vontade, o repórter de TV Ronaldo Denardo e o fotógrafo Honor Filho, ambos viventes no ABC Paulista, produziram ensaios fotográficos que retratam a sensualidade de mulheres com deficiência física.
O título da série é: Curvas da Eficiência – Beleza e sensualidade ao alcance de todos!
É óbvio pensar que a inserção de pessoas com necessidades especiais, em qualquer setor social, não só proporciona, mas depende de boa auto-estima. Despertar esse “sentir-se bonita” nessas mulheres, parece ser o objetivo de Ronaldo Denardo, tetraplégico há mais de dez anos, depois de sofrer um acidente de carro.
Mais informações e algumas fotos podem ser vistas no fotocolagem, por sinal um ótimo blog de fotografia, associado ao jornal Diário do Grande ABC.
Precursores
O tabu de ensaios sensuais de pessoas com deficiência foi quebrado em 2000, pela revista TRIP, na edição 82.
Mara Gabrilli, também vítima de um acidente de carro, foi clicada pelo cultuado fotógrafo Bob Wolfenson.
A TRIP, que desde o início das suas atividades teve como lema à diversidade e a cabeça aberta para o novo, trazia a primeira tetraplégica a posar nua no Brasil. Perguntada na entrevista sobre o porquê de posar nua, ela respondeu: por que não posar nua?



Foto: Bob Wolfenson

Nenhum comentário: