quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ilha rasa

rota

chegada
parada

Festa da Ilha rasa. Ouvindo sobre os três dias de duração, a impressão inicial é de mais uma festa como a da tainha, promovida em alguns municípios do litoral.
Corrigiu um barqueiro: “É um forró que se você tiver a fim de ficar por lá, fica, se não tiver, acaba ficando também”. Bão? Bão.
A ilha rasa está na área de proteção Ambiental de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. Região que abriga e conserva, praticamente, o que resta de mata atlântica no mundo. A Ilha tem cerca de 7 Km de comprimento e 3 Km de largura. Área total aproximada de 10 Km². As três principais comunidades são Ilha Rasa, Ponta do Lanço e Almeida. A última leva o apelido de Cuba. Por quê? Pergunto ao seu Acir. - Por que o povo ali é mais bagunceiro.
Quem será que inventou essa de Cuba?
O seu Acir é morador de Serra Negra, um dos municípios por onde passa a estrada de chão que liga Guaraqueçaba ao resto do mundo. Ele vai a ilha rasa para descansar na sua cabana.
Seu Acir - bem brasileirão
Essa é a vista e onde fica o banquinho do seu Acir, de baixo de uma bananeira e um sombreiro, árvores do litoral.
Como se pode imaginar, fora nos três dias da festa, a rasa é uma colônia de pescadores tranquila e calma. A maioria das casas é bem conservada, coloridas como às canoas. Muita gente do litoral tem ali sua casinha de descanso. É o lado veranista do pessoal que vive a beira mar.
Outro deles é o seu Vicente. Mora em Paranaguá e às vezes vai à Ponta do lanço, dar uma força no bar da família.
Seu Vicente, na Ponta do Lanço

Outra família inteira de Paranaguá que vai passar os feriados na Ilha rasa é a da dona Leonice. Sempre na festa ela e as irmãs fazem esse ultra bolão aí.
O bolão da rasa

Saindo da rasa para Guaraqueçaba, de voadeira é bem rápido. Ainda que o melhor seja ir devagar, para mais fotos. Entre o mar e a baía, passa-se rápido por um rio, onde se pode fotografar de perto muitos biguás. Uma ave preta do bico amarelo. Um pragão para os pescadores, que reclamam “da quantidade de peixe que cada bicho desse come! É muita coisa”!
Família de pescadores em meio aos biguás
Guaraqueçaba tem seu silêncio peculiar. Agora, além de Coxa Branca, tenho carinho pelo Guaraqueçaba Esporte Clube, de 1964!
Guaraqueçaba

silêncio bom

Viva o Guaraqueçaba Esporte Clube! Viva a vida simples! Aeee...
Fotos: Guilherme Artigas

3 comentários:

Jorge Alves Martins disse...

beleza seo Artigas. Muito bom... Voce como excelente "filmador" poderia incluir videos produzidos por voce ne amigo.


Abcos
Jorge.

Guilherme Artigas disse...

Dae Sargento! Vê lá um vídeo meu no youtube: É só digitar 'bloguismo', vai aparecer lá, são 8 minutos.
abraços e mande notícias.
valeu

Anônimo disse...

Beleza de retratos da vida dos paranaenses do litoral e das nossas belezas, lembrando que a vida não precisa ir tão depressa. Bom saber disso!