sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Inspirações cinematográficas


“O Cinema como referência para a criação dos comerciais de tevê.” Esta é uma das chamadas afirmativas de Rogério Covaleski, comentando o seu recém lançado Cinema, publicidade, interfaces. O livro parece somar no aparato de referências que podem vir a aprofundar estudos e pesquisas na área de Comunicação Social, principalmente na esfera dos filmes publicitários.
Ainda segundo o autor: “é um livro para quem estuda, ensina, trabalha ou se diverte com cinema e publicidade”. Essa variedade de interesses também resulta de uma boa sacada do livro, que nem sempre é mérito dos teóricos em linguagens midiáticas: associar colaborações tanto de professores e pesquisadores acadêmicos, como de profissionais que estão no ritmo intenso do mercado de trabalho. É mais comum nesse tipo de publicação que se escolha uma dessas duas frentes, muitas vezes desfazendo conceitos da outra.
Esse diferencial pode ser percebido antes mesmo da leitura, se observadas algumas colaborações: Eduardo Peñuela Cañizal (Professor da USP), Marcelo Masagão (Cineasta), José Roberto Torero (Jornalista, Escritor e Cineasta), Lula Vieira (Publicitário, Escritor), Carlos Deiró (Diretor de comerciais), Arlindo Machado (Professor da PUCSP), Ernani Buchmann (Publicitário, Escritor e Professor), Ale Moretti (Publicitária e Roteirista), Celso Loducca (Publicitário), Ismail Xavier (Professor da USP), Ugo Giorgetti (Cineasta e Diretor de comerciais), Celina Alvetti (Professora da PUCPR) e Denize Correa Araujo (Professora da UTP).

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