terça-feira, 6 de julho de 2010

O céu é o limite?


Irritante um comentário desse tipo vir de alguém que se pretende fotógrafo, mas tanta imagem acaba dando medo.
São centenas de exemplos, o Youtube, os Reality Shows, as câmeras nos celulares, as de segurança, as 32 nos jogos da copa, enfim, é o fim do mistério de todas coisas. O termo Voyeur até caiu em desuso, quem não é levado a ser um?
Uma manchete recente, no jornal Correio Braziliense, foi o ponto final, vamos para casa sorrir sendo filmados: “Cientistas divulgam a primeira fotografia de todo o céu”. De todo o céu!
O que é o céu para a maioria de nós? O que a maioria das idéias sobre o céu sugere? O céu é a imensidão, é o infinito na linha do horizonte, é o maior de tudo, sabe Deus o que é o Céu? Será que sabe?
O feito é da Agência Espacial Européia (ESA) que pôs no espaço o satélite Planck.
Planck, o autor da foto de todo o céu gente! Porra! Ninguém fala nada?
Interessantes (pasmem essa palavra ainda existe) são algumas frases dos cientistas da ESA: “Foi para este exato momento que o Planck foi desenvolvido”, fechando com estilo a explicação reproduzida assim na nota oficial: “O satélite, concebido para ajudar a entender melhor o início e o destino do Universo, gerou sua primeira imagem da abóbada celeste, uma fotografia capaz de mostrar aos cientistas desde porções mais próximas da Via Láctea até os pontos mais distantes no espaço e no tempo”. [!]
Para por aí não. Quem disse que “o início e o destino do Universo” são suficientes? Tem mais: “a imagem pode não só fornecer nova compreensão sobre as estrelas e as galáxias como ajudar no entendimento de como o Universo se formou depois do big bang”.
Estou pronto para ouvir que tudo isso vai ser útil, que o show não pode parar e vamos evoluir, claro, vamos vamos lá na casa do beija flor. Mas a frase é para ir dormir cidadãos, uma foto de tooodo o céu! Aloooooco! Eu sempre achei ridículo apelar para esses oooo, mas dane-se, depois dessa foto tudo pode.
O último trecho para fechar com piada: “Os cientistas ainda vão precisar de tempo para analisar todas as informações. Lançado em maio de 2009, o Planck permanecerá em atividade até o início de 2012”. Senhores, então é verdade que tudo acaba em 2012.

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho que é mais uma balela dos relativistas...