terça-feira, 3 de agosto de 2010

Erros graves

Foto: Guilherme Artigas
Acompanhada do prestigiado presidente Lula a candidata do PT à presidência da república, Dilma Rousseff, esteve em Curitiba na semana passada para um comício na Boca Maldita.
A repercussão poderia ser positiva se os responsáveis pela organização da campanha não tivessem errado tanto, em mais de um quesito.
O equívoco maior foi na distribuição dos espaços para os “tipos” de público. Uma ala VIP foi destinada aos candidatos da coligação, o que deixou pouco espaço para o cidadão comum ver ao vivo o presidente e os candidatos por ele apoiados. Uma contradição explícita, não do governo federal que nos últimos dois mandatos priorizou o Social, e sim de quem conduz a campanha para a sua continuidade.
A tenda reservada à imprensa acabou ficando na frente do resto. Óbvio que os meios de comunicação têm que ter seu trabalho facilitado. Lugares que possibilitem boa captação de imagem e som são necessários para a visibilidade de qualquer campanha, mas a verdade é que a grande maioria das pessoas só viu a coisa pelo telão. Uma decepção, sem dúvida.
O potencial da boca maldita foi desperdiçado. Em eventos recentes, como “O Paraná que queremos”, organizado pela OAB, ficou provado que no local podem ser promovidas com sucesso, manifestações populares consideráveis.
Foto da manifestação O Paraná que queremos (OAB), há poucas semanas na Boca maldita
Foto: Guilherme Artigas

Lembranças importantes
Recordando também o último comício de Lula em Curitiba, em 2006, quando era candidato a reeleição, pode-se ver um encontro bonito e com grande participação popular (fotos). Naquela ocasião, Lula e a comunidade não contaram com as presepadas dos organizadores do evento da semana passada.
Como se não bastasse a segregação do eleitorado, a divulgação nacional do evento no site oficial de Dilma, foi marcada por uma inversão canhestra de uma foto de plano geral do comício. Simplesmente um edifício mudou de lado, o que deu de bandeja à oposição um argumento certeiro. Erro comparável ao cometido no blog da candidata petista, no início da campanha, no qual estava publicada a foto de uma atriz, como se fosse Dilma quando criança.
O continuidade de um projeto de governo que busca um Brasil mais igualitário pode despencar para o ridículo, nos erros infantis de quem se acha gênio.
Seguem as imagens do comício de Lula em 2006, na mesma Boca Maldita. Importante reparar que a tenda reservada para a imprensa está colocada num local parecido ao de 2010, sem causar problemas de visibilidade para ninguém. O lugar do povo é que foi subtraído no último sábado.





Fotos: Guilherme Artigas

6 comentários:

Oziel disse...

Ninguém faz comício pro povão ver o presidente, eles são feitos para captar as imagens somente do que interessa, ou seja, aglomerações de pessoas sempre num ângulo que pareça ter mais gente do que realmente tinha, políticos falando que o país vai ficar cada vez melhor se eles ganharem e pior se os adversários ganharem, bandeiras do partido aparecendo com as pessoas que foram pagas para segurar essas bandeiras mas que pareçam que é o povão. Tudo isso para mostrar na TV no horário político para todo o Brasil, assim quem não esteve no evento vai acreditar que foram 5 vezes mais pessoas do que realmente foram. A enganação de sempre.

Anônimo disse...

Os marquerteiros que fiquem atentos. Dizem que o povo não tem memória, mas hoje já não é mais tão forte essa afirmativa. Bem apontado pelo jornalista a crítica à organização. Bom foi ver as fotos que mostram a marca do Lula: Ficar junto com o povo!

Anônimo disse...

Olá Guilherme, eu estava lá, na verdade quem fez a divisão não foi quem organizou e nem os candidatos, isso foi a segurança do presidente, é lógico se tem um presidente popular a galera do exército tem que reforçar muito mais a segurança, é aí que causou esse embrólio todo. O pessoal do exército já barrava quem estava com estandarte de madeira, as bandeiras maiores também e assim foi feito com todos inclusive com os jornalistas. Quem cobre a visita de alguma autoridade sabe é complicado, mas vai fazer o que é assim mesmo. Ou o pessoal não viu a posse do presidente americano, lá ninguem reclamou e o público ficou a quilometros do palanque.

guilherme artigas disse...

Aceito e agradeço o esclarecimento. Reafirmo que o potencial de manifestação popular do lugar foi desperdiçado. É certo também que o esquema de segurança é imperativo na atualidade.
O problema é que isso, associado com a repercussão da fotografia, na qual o Edifício Garcez mudou de lado, acabou resumindo alguma coisa “sem jeito” para a manifestação que aconteceu em Curitiba. Imagens do alto, publicadas em alguns blogs, também sugeriram um comício esvaziado.
Entendo que os Movimentos Sociais no Paraná têm uma atuação forte e competente, Injusto o evento passar mal entendido e daquele jeito. Melhor então que esses motivos que vc expôs, fiquem claros, para que não se confundam as coisas: o problema do comício não foi adesão de público.

Reinaldo disse...

É isso mesmo. Por isso temos que votar José Serra e Beto Richa. 45 Neles!

Guilherme Artigas disse...

Isso mesmo o quê?