quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Caminhada

Professores e funcionários de escolas de todo o Paraná se mobilizaram em Curitiba para uma caminhada que marcou os 22 anos do “30 de agosto”.
Nesta data, em 1988, duas categorias de funcionários públicos, policiais e professores, acabaram se confrontando devido à omissão e indiferença do então Governador Álvaro Dias, que na época se negava a negociar com as entidades de classe do magistério público estadual.
Não deixar que o episódio seja esquecido não foi o único objetivo da mobilização. A categoria dos educadores da rede estadual continua reivindicando melhorias nas condições de trabalho e remuneração, junto ao governo e ao legislativo estadual: nomeação de professores e funcionários, equiparação salarial (25,97%), melhoria no modelo de atendimento à saúde prestado pelo Estado aos servidores, diminuição do número de alunos por turma e aumento da hora-atividade.
O governo de Roberto Requião e agora de Orlando Pessuti, jamais fechou as portas para a negociação. Os avanços têm ficado cada vez mais evidentes.
Na reunião feita horas depois da caminhada até o Palácio das Araucárias, foram confirmadas pelo governador Pessuti as promoções e progressões para professores e funcionários de escolas. Segundo informa a APP Sindicato, “o governador anunciou o pagamento para o dia 15 de setembro - por meio de uma folha complementar. O benefício se estenderá a 3.362 professores, incluindo aqueles que ingressaram em 2008 no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), e aos 13.461 funcionários de escolas do Quadro dos Funcionários da Educação Básica (Qfeb). Estes terão a primeira progressão desde que fizeram a opção pelo Plano de Carreira (Lei 123/2008). Outra conquista foi a nomeação dos professores e funcionários concursados”. Leia mais







Fotos: Guilherme Artigas

Nenhum comentário: