segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma história de utopia

Hoje (13), às 19h, na Cinemateca, acontece a estreia do documentário "Teatro Político: uma história de utopia". O filme narra a história de um movimento político e artístico, realizado na Curitiba dos anos 60, por artistas, estudantes, intelectuais e jornalistas que acreditavam no teatro como instrumento revolucionário.
Os depoimentos são de ex-integrantes do movimento, como Euclides Coelho de Souza (Dadá do Teatro de Bonecos), Zelia Passos, Alcidino Bittencourt, Marly Genari e de alguns jornalistas que escreviam sobre cultura na década de 60, como Mazza, Edésio Passos e René Dotti. O documentário conta, ainda, com a participação especial de Ferreira Gullar e de Artur Poerner, escritor do livro "O Poder Jovem" e jornalista do JB.
As peças teatrais encenadas na época são reencenadas para o documentário pelas atrizes Chris Macedo, Maureen Miranda e Chris Gomes, com a direção de Octávio Camargo, cenário e figurino de Marcelo Scalzo. Antes da exibição haverá um debate sobre o teatro político com a participação da pesquisadora do documentário Ana Carolina Caldas, do fundador do movimento de teatro político Euclides Coelho de Souza (Dadá) e do músico e diretor Octávio Camargo.
FICHA TÉCNICA
Direção e edição de Tulio Viaro
Pesquisa e roteiro de Ana Carolina Caldas
Fotografia de Gilson Camargo

Nenhum comentário: