quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CMOS gigante

Segundo a revista Digital Photographer Brasil, a Canon divulgou o desenvolvimento de um sensor de imagem CMOS enorme, se comparado aos padrões atuais. Mede 202 x 205 milímetros. É 40 vezes maior do que um sensor full-frame (24×36mm), usado em algumas câmeras profissionais da Canon.
O desafio imediato é produzir uma câmera onde caiba o grandalhão.
Mario Amaya, editor da Digital Photographer Brasil, lembrou da prática, do século 19, de fotografar usando placas de vidro de grandes tamanhos, até maiores que o sensor recém lançado pela Canon.
Óbvio que essas placas exigiram câmeras com tamanho proporcional, as célebres “lambe-lambe”. Na mesma comparação, Amaya acaba tranqüilizando os que podem pensar que os sensores gigantes serão a mais nova exigência do mercado de fotografia: “desde o sucesso do formato de filme 35mm a partir dos anos 1920, as câmeras de grande formato foram relegadas a aplicações ultraespecializadas. Não será diferente com esse novo sensor gigante. A Canon diz que ele terá uso em astronomia e na fotografia noturna de vida selvagem”. Mais

Reprodução: revista Digital Photographer Brasil

Nenhum comentário: