quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Científicas

Um concurso promovido pela National Science Foundation (NSF) em parceria com a revista Science, premia as melhores imagens científicas a cada ano. São cinco categorias: fotografias, ilustrações, gráficos, mídia interativa e mídia não interativa. Os vencedores têm suas imagens publicadas na Science. A informação é do Info Plantão, da editora Abril.
Leia sobre algumas imagens de 2009
Essa foto é um acidente. Numa etapa do estudo das forças que as células exercem, os pesquisadores observavam “como florestas de pilares de polímeros de 10 micrômetros de altura se curvavam quando células eram colocadas sobre elas. Esses pilares deveriam ficar de pé mas, acidentalmente, todos caíram em um padrão de flor”.

Imagem: Russell Taylor, Briana K. Whitaker, and Briana L. Carstens, University of North Carolina at Chapel Hill
O hambúrguer de água viva é um alerta sobre a pesca indiscriminada e sobre as conseqüências das mudanças bruscas no clima do planeta e conseqüentemente do ecossistema marinho. O número de peixes grandes vem diminuindo, a temperatura dos oceanos vem aumentando, “o mar se torna cada vez mais ideal para criaturas flutuantes”.


Imagem: David Beck, Clarkson University and Jennifer Jacquet, University of British Columbia
Um microscópio eletrônico captou polímeros em ação. Os pesquisadores criaram esses polímeros que se unem na esperança de produzir materiais mais eficientes energeticamente. Esses tentáculos são do tamanho de um fio de cabelo, a esfera verde mede dois micrômetros de diâmetro.

Imagem: Sung Hoon Kang, Joanna Aizenberg, and Boaz Pokroy, Harvard University

Nenhum comentário: