quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Prêmio Syngenta


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Syngenta de Fotografia 2010. Podem participar os amadores e profissionais. O tema é “Dar vida ao potencial das plantas”.
O objetivo é incentivar a fotografia do que a empresa chama de agricultura moderna. Valem imagens de paisagens, plantas, tecnologias e comunidades.
Serão premiadas, em dinheiro, as seis melhores imagens – três de fotógrafos de fora e três de funcionários da Syngenta. – A Canon é a patrocinadora.
As inscrições terminam em 20 de junho.
Em tempo
Completando 10 anos no Brasil, a Syngenta tem uma mancha na sua fotografia. Em 2006, a multinacional foi acusada de cultivar, ilegalmente, sementes transgênicas de milho e soja, crime ambiental constatado pelo IBAMA, que aplicou multa na época.
Quem denunciou o cultivo ilegal foi a Via Campesina, entidade ligada ao MST, formada e organizada por camponeses que têm como bandeira, sobretudo, a reforma agrária. Um integrante da Via Campesina acabou assassinado por um segurança contratado pela Syngenta.
Sobre o este post, recebi no dia 18 de fevereiro a seguinte nota oficial da Syngenta:
Comunicado - São Paulo, 20 de janeiro de 2010.
Tomamos conhecimento da decisão do Tribunal Regional Federal da 4º Região, favorável à Syngenta. O tema em questão era um Auto de Infração lavrado pelo Ibama contra a Syngenta em 2006 pelo que o mesmo chamou de “plantio ilegal de soja e milho geneticamente modificados em zona de amortecimento do Parque Nacional do Iguaçu” na estação de Santa Tereza do Oeste (PR).
Sempre atuamos respeitando a legislação brasileira. Em novembro de 2006, o Ministério Público Federal já havia reconhecido que tínhamos todas as licenças e autorizações necessárias, de acordo com a lei, para conduzir pesquisas com OGMs na referida estação, hoje posse do Instituto Agronômico do Paraná.
É com satisfação que recebemos a notícia de que o Tribunal Regional Federal da 4º Região também reconheceu o cumprimento, por parte da Syngenta, de todas as leis e regulamentos aplicáveis.

Nenhum comentário: