sexta-feira, 5 de março de 2010

Controvérsias – Uma História Ética e Jurídica da Fotografia

É o título de uma exposição de fotos, na Áustria, que como o título já sugere, faz pensar sobre imagens que geraram polêmica ao longo da história. Na mostra estão fotografias feitas desde século XIX até os dias atuais. A exposição fica no museu Kunsthaus até junho deste ano. Não foi divulgado se depois ela percorre o mundo.
Segue uma das imagens da exposição: "Kissing-nun" 1991/92, do lendário Oliviero Toscani. É uma das muitas fotos bombásticas da campanha United Colors of Benetton. Gerou polêmica enorme. Óbvio que católicos da Itália e do resto do mundo gritaram pela proibição da peça.

Foto:Oliviero Toscani

Não poderia haver uma exposição sobre a controvérsia na história da fotografia sem fazer referência a Oliviero Toscani. O italiano sempre foi sinônimo de polêmica.
Foi no início dos anos 80 que Toscani foi contratado pela agência de publicidade responsável pela criação de cartazes e painéis para a Benetton. Pouco tempo depois, com a campanha “Todas as Cores do mundo”, na qual posavam modelos de várias etnias, Toscani já começava a despontar na linha de frente da discussão sobre o racismo. Em 1989, com a mesma temática, ganhou enorme notoriedade com a imagem rotulada como “Ama de Leite.”
Racismo, Religião, Anorexia, Aids, Corredor da morte. Essas polêmicas pontuais consistiram na grande marca de Toscani. Mas, as discussões sobre o trabalho do italiano acabaram ultrapassando o particular dos temas e aquecendo o debate sobre o simbolismo das imagens. Teses acadêmicas proliferaram. Hoje a discussão sobre o assunto é comum. É possível dizer que até a semiótica deve um pouco do seu status a Toscani.


Foto:Oliviero Toscani

Nenhum comentário: