segunda-feira, 29 de junho de 2009

Contra a falácia

O Photoshop é a principal bandeira da falácia, de que atualmente qualquer um faz fotos medianas e depois de tratá-las consegue lindos retratos e paisagens. Qualquer pessoa um pouco menos preguiçosa do que a maioria repetidora, com cinco minutos pode descobrir que numa foto sem foco, não há Photoshop que de jeito. Saberão também que uma luz dura marcada no rosto de alguém, também não tem conserto.
O desconhecimento desse pessoal também se deve ao comodismo de alguns fotógrafos. Tem gente que se fia muito e avacalha o ramo.
Mas, o uso exagerado de programas de edição de imagem, tem encontrado resistência efetiva no trabalho de alguns profissionais.Um desses é o fotógrafo Alessandro Dias.
Contra o padrão fake, ao qual ele chama de “beleza comercial”, Alessandro defende a prática da “beleza real”, ou Real Beauty.
Numa parceria com a maquiadora Mônica Félix, ele fez fotos perfeitas da modelo Ellen Muniz. O resultado final não teve uma pitada sequer de Photoshop. Tudo graças à maquiagem e luz pensados e aplicados de forma minuciosa.
No blog do Alessandro Dias estão boas dicas sobre os esquemas de luz e o passo a passo do ensaio.
Isso pode parecer óbvio e ingênuo para muita gente séria e experiente que fotografa em estúdio, mas com a popularização dos programas de edição de imagens, parece que o desconhecimento tem prevalecido quando o assunto é fotografia. Voltou a ser necessário lembrar de coisas óbvias.
Foto: Alessandro Dias

Nenhum comentário: