domingo, 14 de junho de 2009

O melhor momento para o 3D

É comum pensar que a tecnologia do cinema 3D é novíssima. Na verdade os primeiros filmes em 3D são de 1915. As décadas de 50 e 80 também foram períodos importantes para o seu desenvolvimento.
É o que afirma David Brett, da agência de notícias Reuters. Ainda segundo ele, a era digital e o aperfeiçoamento dos óculos necessários dão a tecnologia mais força e aceitação.
Brett informa que para 2009, estão previstos cerca de 30 filmes em 3D. Bons resultados nas bilheterias de cinema estariam levando corporações a fazerem grandes investimentos na área.
O que é
Para quem não sabe (3D é o tipo da coisa que o sujeito não sabe bem como é, mas diz que sabe), o RealD, nome técnico do 3D, traz a imagem tridimencional.
As imagens que estamos acostumados a ver são bidimensionais. Nelas visualizamos a dimensão da altura e da largura do motivo da imagem.
Na tridimensional percebe-se também a profundidade. Daí a impressão que temos de estar ali, no meio de tudo.
No Brasil são pouco mais que 30 salas de cinema que exibem em 3D.
Atualmente a ponta da tecnologia está com a canadense IMAX Corporation. São telas enormes e que podem exibir filmes tanto em 3D como em 2D.
São Paulo, no Shopping Bourbon, e Curitiba, no shopping Paladium, tem telas IMAX, com 13 metros de altura e, mais ou menos, 20 metros de largura. Bem maiores que o normal.

Nenhum comentário: