sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tudo o que temos



Se os jogos olímpicos vão ao Rio de Janeiro daqui a oito longos anos, óbvio que nesse intervalo haverá exagero nas Ilusões, expectativas, questionamentos. Sobretudo, abundância de piadas, oportunismo, ironias, repetições. Tudo.
Sendo assim, quase nada sobre o assunto irá repercutir aqui. A decisão faz lembrar uma capa da revista Trip, de 2000: “Exclusivo, absolutamente nada sobre as olimpíadas”.
Bem mais de acordo com este blog é observar a repercussão dos vídeos que apresentaram o Rio na disputa. Os oficiais são da O2 Filmes, a maior produtora do País, de Fernando Meirelles. Ele está para o cinema brasileiro como Paulo Coelho está para a nossa literatura. Coelho também participou no lobbye a favor do Rio. Pelé estava na parada. A regra mandou que tudo de muito bem sucedido no Brasil se unisse. A popularidade de Lula foi a camisa 10.






O vídeo Paixão, dirigido por Nando Olival, Renato Rossi, César Charlone e Rodrigo Meirelles, marcou o encerramento do Jornal Nacional. A novela começou logo depois com a bossa: sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão. Tudo ao estilo Global de sentimentalismo ISO 9000.
Outro que trocadilhou bem foi o portal UOL: “Rio usa 'paixão' para tentar ser sede da Olimpíada”.
O jornal Correio Brasiliense, no texto de Luiz Roberto Magalhães afirmou que o repertório áudio visual do Brasil teve “maior profissionalismo e qualidade técnica que Chicago e Tóquio”. Ainda comentou: “os eleitores assistiram a um vídeo de Fernando Meireles chamado Unity, em que pessoas de várias partes do mundo passeavam pelo Rio e se deslumbram com a beleza da cidade e o calor humano de seu povo, terminando em emocionantes anéis olímpicos humanos na areias cariocas”.
Mas são os comentários dos leitores que formam o grande mosaico vivo do jornalismo digital. Sobre o vídeo, alguns:

Um bem comum
odillycampos22 - Realmente o vídeo ficou lindo. É de impressionar qualquer comissão julgadora. Mas eu queria saber por que não mostraram a realidade mesmo do Rio de Janeiro.
Outro mais objetivo e menos crítico
Meirechicca -Maravilhoso, muito bem feito, mostra a nossa cultura.
De repente uma leitora responde:
TeresinhaQueiroz -Nossa Lucca!!!Como você é amargo.Sou paulistana com muito orgulho de todo o meu país!
O Lucca havia dito:
luccasilva2009 - que bosta!!! Com tantas cidades melhores...Será que os cariocas vão agradecer ao presidente Lula com vaias como fizeram no Pan? Vamos lembrar que trabalhar não é o forte dos mesmos.Quanto ao vídeo, bem fraquinho, aquém da capacidade publicitária Brasileira.
Um mais simples e direto:
Stella -Muito emocionante.

O comentário de Stella diz tudo. Emocionou. Alguns trechos em Paixão, esbanjam a arte de montar um filme numa crescente de empolgação: um pessoal fazendo um tipo de Yoga no Museu de Arte moderna de Niteroi, corte seco para uma manobra extrema de surf (saúde + radicalidade), segue com garotos jogando futebol na praia, corte para uma tomada panorâmica do Maracanã lotado, a música Cidade Maravilhosa, um hino do Rio, perfeitamente casada com movimentos sincrônicos da torcida do flamengo, claro. Ritmo e sequência que progridem até um clímax perfeito.
Nos jogos de 2016, o primeiro ouro do Brasil foi no cinema.




Fotos: site da O2 Filmes

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