sábado, 17 de outubro de 2009

Surf e fotografia de alma


Foto:Joni Sternbach

Recentemente a revista Trip registrou o belo trabalho da fotógrafa Joni Sternbach, pesquisadora e professora de arte na Universidade de Nova York, que estuda antigas técnicas fotográficas. Na série Surfland, Joni utilizou a ferrotipia, desenvolvida em meados do século XIX.
Surfland é uma série de 47 fotografias que “resgatam os velhos sentidos do surf e o prazer de viver sem pressa”, como observou Ana Maria Peres, autora do texto. O trabalho foi feito em praias da califórnia e de Montauk NY.
A matéria contém uma entrevista com Joni Sternbach. Perguntada se o projeto teria o intuito de discutir sobre a atual cultura da fotografia non-stop, ela respondeu: “De certa forma, sim. Utilizei uma técnica que é a antítese da fotografia digital. A natureza inerente desse processo inclusive desperta para a questão da velocidade do tempo. Além disso, as fotos exibem uma desaceleração, pois poderiam ter sido produzidas há 150 anos. De toda forma, creio que estamos correndo contra o tempo, mas o desperdiçamos com bobagens”.Leia mais



Mais sobre a Trip

Nenhum comentário: