sábado, 11 de julho de 2009

Arbus

Outra das fotógrafas selecionadas na exposição Au Féminin é a famosa Diane Arbus (1923 - 1971).
Diane buscava fotografias inusitadas, ao menos para a época em que viveu. Gostava de retratar anões, gigantes, prostitutas e travestis. Trabalhou em revistas famosas como Esquire e The New York Times Magazine. Foi considerada uma das maiores fotógrafas do século 20, nos EUA.
Suicidou-se em 1971, cortando os pulsos e ingerindo muitas boletas, deixando rumores de que teria fotografado a própria morte. Essas supostas fotos nunca foram encontradas, ou mostradas.
A sua biografia, feita por Patrícia Bosworth inspirou o filme Fur – An imaginay portrait of Diane Arbus ( 2006), dirigido por Steven Shainberg. O filme foi lançado no Brasil em 2007, traduzido como A Pele. O papel de Diane Arbus ficou a cargo de Nicole Kidman.
Nicole Kidman interpretando Diane Arbus no filme A Pele - foto: divulgação


Fotos: Diane Arbus

“Se eu fosse apenas curiosa, seria muito difícil dizer a alguém ‘quero ir à sua casa, estimular você a falar e ouvir você contar a história de sua vida’. As pessoas me responderiam: ‘Você está maluca’. Além do mais, ficariam muito precavidas. Mas a câmera é uma espécie de licença. Muita gente quer que prestemos a elas muita atenção e esse é um tipo razoável de atenção para se prestar”.

Diane Arbus, no livro Sobre Fotografia, de Susan Sontag

Nenhum comentário: