quarta-feira, 8 de julho de 2009

Tratado do velho e do novo II

Foto: Armando Vernaglia
Foto: Armando Vernaglia
Armando Vernaglia ainda publicou no seu blog algumas fotos produzidas com câmera analógica, feitas no tempo em que a fotografia digital ainda engatinhava, 1997 -99.
O comentário sobre como revelava as imagens, também faz pensar sobre o uso das novas e antigas tecnologias. Ele coloca: “Naquela época eu gostava de fazer experiências de laboratório, alterando concentrações de químico ou trabalhando com temperaturas não recomendadas. Buscava assim variações de contraste e granulação”.
O que era essa busca se não a de tratar imagens? Ao mesmo tempo em que existe uma campanha, muito importante, contra o uso abusivo do Photoshop, também é bom lembrar que o melhoramento das imagens sempre foi uma busca possível entre bons fotógrafos, anterior a era digital e aos programas de edição.
Vernaglia ainda diz sem demonstrar rancor: “Hoje tudo isso está embutido no Photoshop”.
O fato de tudo estar reunido num programa de tratamento, não chega a ser negativo. E se for, é por preguiça de alguns e não devido a uma tendência tecnológica de emburrecimento, como praguejam os mais nostálgicos.
Se fiar totalmente nas novas tecnologias é perigoso, mas renegar as facilidades não é requisito para ser bom ou mau fotógrafo. A prática de técnicas antigas é importante enquanto conhecimento, e tolice enquanto freio da evolução natural das coisas.
Correlatas:

Um comentário:

Armando Vernaglia Jr disse...

Olá Guilherme, valeu por ter postado minhas considerações por aqui, e pelos seus comentários, aproveito para colocar mais algumas opiniões.

Eu sou 100% favorável à tecnologia, eu adoro ter um LCD atrás da minha câmera, mas eu também fico feliz em saber que não dependo dele para ter resultados.

Para quem começa hoje na fotografia (ou no vídeo), saber o que foi feito antes e como era feito é importante, pois você tem mais base e conhecimento.

O Photoshop (ou o After por exemplo), são ótimos, mas você domina eles melhor se souber qual resultado quer atingir, imagina uma filmagem em PB com estética de anos 40, se você souber como era feito, sabe o que quer tirar do After, e por aí vai.

Tecnologia é sempre recurso, nunca pode ser muleta, se tivermos isso em mente, andamos para frente sempre, aprendendo com o passado.

Abração,
Armando Vernaglia Jr