segunda-feira, 20 de julho de 2009

MON de fotografia

Guilherme Artigas

Quem for ganhar um tempo no Museu Oscar Niemeyer (MON), nos próximos meses, poderá ver quatro boas exposições fotográficas.
A partir desta semana até 18 de outubro, estará em cartaz a série Quilombolas, fotografias em P&B de André Cypriano. É um trabalho documental sobre as comunidades Quilombolas que existem no Brasil, cerca de três mil.

André Cypriano
Quem perdeu a exposição do cronista fotográfico Robert Doisneau, que esteve na Casa Andrade Muricy até junho, pode ver mais um fio do seu trabalho. As fotografias fazem parte da seleção de obras pertencentes ao acervo da Coleção Renault, que estará no MON até o começo de agosto, integrando o calendário de comemorações do ano da França no Brasil. São fotos do antigo ambiente industrial da montadora.


Guilherme Artigas

Além do valor inquestionável da galeria dos Autocromos dos Irmãos Lumière, também vale muito a exposição Brasil além Brasil, de Bernie Dechant. É um conjunto excelente que retrata várias partes do mundo, mas sem uma unidade temática presa. Ao mesmo tempo que enquadra a arquitetura de grandes cidades, sugerindo com inteligência algumas características desses lugares, Dechant também traduz a urbanidade de alguns centros em retratos. São pessoas não deslumbrantes, mas que parecem incorporar o estilo de onde vivem. Permanece no museu até fevereiro de 2010.
Guilherme Artigas

Um comentário:

Francis Beheregaray disse...

Eu fui ver essa exposição.
Realmente é muito boa, os autocromos me surpreenderam.
Eu tinha um folheto aqui com a miniatura deles, mas não sei onde foi parar.