terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Atrás do rosto do galã grita o exército Zapatista

Uma das matérias da revista RollingStone desse mês reporta a atuação do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). Essa milícia luta pela conservação da cultura indígena no México, em especial no estado de Chiapas, região sudeste do país.
Para tanto, combate o avanço do neoliberalismo, que deu suas caras oficialmente quando em 1994, o presidente Carlos Salinas assinou o NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte) juntando-se assim com Canadá e Estados Unidos.
A reportagem da jornalista Simone Siman, indiretamente nos remete a duas séries de fotografia que atualmente estão expostas em Curitiba. As duas já comentadas nesse blog.
Legado Sagrado de Edward Curtis, que retrata a vida indígena do território dos EUA no início do século XX, divide opiniões. Não há questionamento sobre a importância histórica desse registro. Sobram sim, protestos acadêmicos sobre a devastação que a cultura daqueles índios sofria na época, devido ao capitalismo desenfreado, que hoje encontra equivalente na doutrina neoliberal.
Expressões Americanas é resultado da passagem dos fotógrafos Milena Costa e Pedro Vieira, por territórios da América, central, do sul e do norte. O objetivo dos dois era mostrar como alguns povos lutam na preservação de suas identidades, cada dia mais oprimidas pela “dolarização” da vida.
A região do México onde o exército Zapatista governa, foi uma das que ganharam destaque na mostra fotográfica, que pode ser vista até 29 de março, no Museu de arte Contemporânea.
Para saber mais sobre essa exposição, clique.





Foto: Oriana Elicabe/AFP - Comunidade indígena do méxico conduzida pelo exército Zapatista, 1998.

Um comentário:

Marc Sousa disse...

Seu post me convenceu a ler a matéria da RollingStone.

Abs