sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Amadores do futebol

Se o carnaval de Curitiba não está entre os mais tradicionais, por aqui o futebol amador é um dos mais bem organizados do mundo. Durante as festas de Momo, a capital é refúgio de gente que busca a calmaria.
Uma opção interessante para quem fica é assistir ao documentário Amadores do Futebol, com direção de Eduardo Baggio. O filme foi lançado ao público em abril de 2008 e agora volta as telas com mais dias de exibição. Estará na cinemateca de Curitiba entre os dias 20 de fevereiro e 05 de março.
A comparação com o carnaval não é mera forçada criativa. O filme de Baggio ultrapassa a abordagem do futebol enquanto esporte mais praticado nas periferias do Brasil.
É um registro de como o futebol amador tem relação com a vida de algumas pessoas. Jogadores, técnicos e demais envolvidos, podem ter profissões, interesses e rotinas diferentes, mas todos, com freqüência, jogam no mesmo time ou disputam o mesmo campeonato. O que permite comparação com a maneira que as pessoas se envolvem com escolas de samba.
Outra característica do futebol amador é a conservação de costumes essenciais do futebol de antigamente, com aspectos mais populares e menos comerciais.
Um exemplo é o lanche. Se hoje as praças de alimentação dos estádios comparam-se as de um shopping, nos campos de várzea (não tão várzea assim), os balcões ainda vendem o velho e bom pão com bife.
Esse particular do “pão com bife” não é abordado no filme de Baggio, nem a relação com o carnaval e escolas de samba, mas essas analogias ajudam a entender o objetivo do seu trabalho. Amadores do Futebol retrata um futebol brejeiro, que sumiu no meio dos contratos milionários.
Nos bairros ele vive, e é jogado por amor a camisa.


Serviço
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)
Datas e horários: - de 20/fev a 26/fev às 20h

de 27/fev a 05/mar às 16h
Mais sobre o trabalho de Eduardo Baggio, clique

Foto Guilherme Artigas

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom