sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Folha pode lucrar com polêmica

Muita gente já sabe. Há uma semana, o jornal The New York Times informou o “descobrimento” de mais de 3.500 negativos desaparecidos, da obra de Robert Capa. A notícia se espalhou como deveria, rápido.
São registros da guerra civil espanhola. O material foi dado como perdido pelo autor e por todo o mundo, depois que ele fugiu dos Nazistas, rumando para os EUA, em 1939.
Recentemente tudo isso foi encontrado no México. Agora está em poder do Centro Internacional de Fotografia em Manhattan. Feito.
Mas a grande dúvida ainda não sanada, e cobrada na imprensa, é se entre esses negativos está ou não o da foto mais famosa de Capa, a de um miliciano espanhol sendo atingido por uma bala, em 1936.
A imagem é cercada de polêmica. Há quem afirme que foi encenada. E muitas dele foram. Era prática comum naqueles tempos. E nos de hoje também.
O encontro do negativo dessa foto daria fim à dúvida.
O inusitado é que no próximo domingo, dia 8, a coleção Grandes Fotógrafos, do jornal Folha de São Paulo, traz na capa do segundo volume (Guerra), justamente a referida foto.

"O soldado caindo" foto de Robert Capa - 1936

Nenhum comentário: