quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

E agora?


O artista plástico Shepard Fairey, autor de Obama Hope, imagem símbolo de barack Obama, está movendo uma ação judicial contra a agência de notícias Associated Press (AP), que o processara antes.
A agência tem os direitos da foto modificada na obra e pede parte dos lucros.
Já Fairey diz que a modificação não implica em violação de direitos autorais. O artista declarou que a agência estaria tentando suprimir seus direitos de expressão.
Uma organização chamada "Projeto de Uso Justo", ligada a Universidade Stanford, entrou com a ação em nome da Fairey. A diretora executiva do projeto, Anthony Falzone, afirma que a fotografia foi usada com finalidade totalmente diferente e foi transformada “dramaticamente”.
O menos ativo nessa história é o autor da fotografia, o freelancer Mannie Garcia, que perguntado sobre o assunto, chegou a dizer que não sabia o que fazer.
E agora? Vote na enquete na lateral do blog.

5 comentários:

Denis Ferreira Netto disse...

Não tenha duvida que foi violado o direito de imagem. A obra pertence ao fotógrafo e se o fotógrafo vendeu para AP, que também tem o direito de imagem, ela pagou e colocou no ar para ser vendida, então o artista plástico teria que entrar em contato com AP para fazer o uso.

Anônimo disse...

Violou Direito Autoral do fotógrafo e provavelmente violou Direitos Patrimoniais da Agência. Pelo menos no Brasil seriam essas as violações, mas acredito que lá também seja dessa forma. Essa forma de pensar que modificar uma obra original é como criar uma nova obra pode criar muitos problemas para os autores, basta fazer modificações e não pagar pelo uso. É esperar pelo que o fotógrafo fará, espero que ele busque seus direitos.

Anônimo disse...

Acredito que a AP está certa ao reclamar parte dos lucros sobre a foto, afinal, as características da imagens foram mantidas, mesmo com as modificações feitas pelo artista plástico. Em relação ao autor da imagem, acho que ele perdeu o direito sobre ela no momento que vendeu para a AP.

Anônimo disse...

com certeza violou o direiro da Ap, ja que está lucrando em cima de uma imagem com direitos autorais, poderia utilizar da imagem se fosse sem fins lucrativos...

Anônimo disse...

Sou meio leigo na parte da legislação, mas na minha opinião, não foi violado nenhum direito, já que a obra "descaracterizou" a fotografia.

Quem garante que foi aquela foto mesma a utilizada? Pode ter sido feito um desenho com base na foto e daí a obra.

Na boa, acho que é muita gente querendo aparecer na esteira do Obama.