segunda-feira, 26 de abril de 2010

CINEDOCUMENTA

O Sesc da Esquina inicia na terça, 27 de abril, o Projeto Cinedocumenta. A previsão é que, mensalmente, sejam exibidos documentários curtametragem com a presença dos diretores para debate. Workshops e oficinas também estão nos planos. Na primeira etapa o tema é Documentário e animação.
Serão exibidos dois filmes: Dossiê Rê Bordosa, de César Cabral - 2008, 16 min; e O Divino, de Repente, de Fábio Yamaji - 2009, 6 min. Os ingressos são gratuitos. Início às 20h no Teatro do Sesc da Esquina.


Segue um trecho do material de divulgação do Cinedocumenta, sobre a relação entre documentário e animação:

“Para o olhar acostumado ao documentarismo tradicional, especialmente ligado às noções de improviso e autenticidade das imagens in loco , ou seja, feitas no lugar onde os acontecimentos se desenrolam, a presença de um elemento de criação como o traço do desenho animado pode parecer um tanto estranha. Mas o estudo da história do documentarismo revela, no entanto, que a parceria retoma um aspecto muito comum à gênese deste tipo de filme: a contação em lugar da mostração, ou seja, a capacidade de transmitir uma história ou uma idéia lançando mão de técnicas variadas para levar ao público o conhecimento”.

Nenhum comentário: