quinta-feira, 29 de abril de 2010

Três documentos

Pelo menos até o fim da primeira semana de maio quem procura acompanhar a produção recente do cinema documentário tem boas opções em Curitiba. Três longas estão na programação do Unibanco Arteplex, no shopping cristal.
Um deles é Rita Cadillac – A Lady do Povo (2007), de Tony Venturi, com valiosas imagens de arquivo da carreira de Rita.
Outro é The U.S. vs. John Lennon (2006) dos diretores David Leaf e John Scheinfeld. O filme reflete parte da especulação sobre o dedo do governo dos EUA na morte de John Lennon. Para tanto, faz uma cobertura de dez anos: 66-76, período de combatividade travado por John e Yoko, pela paz. Tem algumas coincidências com Imagine, dirigido por Andrew Solt em 1988, outro documentário longa metragem sobre a vida de John.
Completa a lista o que está no topo de repercussão, não no público, mas no questionamento sobre um possível efeito eleitoral. Trata-se de Utopia e Barbárie (2005) com roteiro e direção de Silvio Tendler. É um resumo de movimentos libertários e contra hegemônicos da segunda metade do século XX: independências de colônias, lutas contra ditaduras, maio de 68, enfim, utopias e a barbárie que vitimou tudo isso.
Depoimentos de gente com visibilidade e relevante nos respectivos temas marcam os três filmes. Todos correspondem à categoria que, na teoria, às vezes, chama-se de “filme de entrevistas”. Trailers dos três a seguir.




Mais

Nenhum comentário: