quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um cara completo

Jangadeiros da praia de Mucuripe. Foto: Chico Albuquerque

"A luz salva". É uma frase de Chico Albuquerque, considerado o precursor da fotografia de publicidade no Brasil. Aos 17 anos já era profissional, também, provavelmente por ser filho de um casal de fotógrafos.
Foi ele que, pela primeira vez, fotografou modelo e produto associados numa mesma peça publicitária. Foi numa campanha da Johnson & Johnson, feita pela agência J.W. Thompson nos anos 40. “Até então as campanhas publicitárias eram concebidas apenas com o uso de ilustrações e desenhos”, consta numa matéria da revista Photo Magazine.
O último trabalho publicitário foi numa campanha para a marca de roupas íntimas Del Rio, em 2000.
Chico Albuquerque faleceu com 83 anos deixando registros variados de mais de seis décadas. São fotografias de todos os gêneros e uma práxis fotográfica de vanguarda. No fim dos anos 50 ele foi o primeiro brasileiro a importar flashes eletrônicos.
Livro
No próximo dia 15 de abril, durante a XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, será lançado o livro "Chico Albuquerque Fotografias".
A publicação mostra toda a versatilidade e ímpeto inovador de “seu Chico”, como era conhecido. É dividido em sete séries: Ensaios, Mucuripe, Retratos, Publicidade, Frutas, Arquitetura e Jericoacoara.
Mucuripe é um dos mais famosos cartões postais de Fortaleza. Lá fez um ensaio sobre a rotina dos jangadeiros, que também virou livro, composto por fotos em P&B.
Sobre Jericoacoara: “Mais uma vez Chico Albuquerque mostrou-se um visionário, antecipou-se, fotografou Jericoacoara como se soubesse que aquela pequena vila de pescadores um dia se tornaria um paraíso turístico", diz Patrícia Veloso, que divide a curadoria do livro com Ricardo Albuquerque, filho de seu Chico.
Entre os retratos, o arquiteto Burle Marx, o músico Luiz Gonzaga e políticos como Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros. Os dois últimos lhe deram fama de pé quente. Coincidentemente os candidatos que retratava eram eleitos.
Retrato de jânio Quadros: Chico Albuquerque
Num tempo em que vemos algumas correntes do mercado cobrarem, mesmo indiretamente, que profissionais da fotografia se especializem em um só segmento, o leque de práticas de Chico Albuquerque vem motivar a lida por inúmeros caminhos de atividade.

Nenhum comentário: