sexta-feira, 2 de abril de 2010

O grande

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, promovido pela Academia Brasileira de Cinema, chega à sua nona edição. Concorreram os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009. Mais de 100 filmes.
A segunda etapa da votação começou em 31 de março. A votação inicial definiu os finalistas. Seguem os indicados na categoria Melhor Longa-Metragem Documentário. Foi uma das categorias com mais de cinco finalistas, devido a empates. Votação disputada.
ALÔ ALÔ TEREZINHA de Nelson Hoineff. Produção: Daniel Maia, João Braga e Paloma Piragibe por COMALT, Comunicação Alternativa.
CIDADÃO BOILESEN de Chaim Litewski. Produção: José Carlos Asbeg por Palmares Produções e Jornalismo LTDA, Chaim Litewski, Pedro Asbeg, Jorge Melo e Ojvind Kyro.
LOKI – ARNALDO BAPTISTA de Paulo Henrique Fontenelle. Produção: André Saddy por Canal Brasil.
PALAVRA (EN)CANTADA de Helena Solberg. Produção: David Meyer por Radiante Filmes Ltda. Co-produção Marcio Debellian.
SIMONAL – NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI de Calvito Leal, Claudio Manoel e Micael Langer. Produção: Raul Schmidt por Jaya, Roberto Berliner e Rodrigo Letier por TvZERO, Carlos Paiva e Isabelle Tanugi por Zohar Cinema, Claudio Manoel e Manfredo G. Barreto.
WALDICK, SEMPRE NO MEU CORAÇÃO de Patrícia Pillar. Produção: Mariza Leão e Patrícia Pillar por Anima I Produções Artísticas.

O evento vai acontecer no dia 08 de junho, no Rio de Janeiro. A Academia Brasileira de Cinema foi criada em 2002. Tem sede no Rio.

Nenhum comentário: