quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exposições de aniversário

Com informações do Terra Magazine e do jornal Correio Braziliense: várias exposições fotográficas integram as comemorações dos 50 anos de Brasília, não só na própria capital federal. Vamos a duas.
No Rio de Janeiro, a partir do dia 30 de abril, estará aberta a exposição As construções de Brasília, promovida pelo Instituto Moreira Salles (IMS).
Foram selecionados trabalhos de três fotógrafos: Peter Scheier, que fotografou a cidade para agências de notícias norte-americanas entre 1958 e 1960. Chegou a publicar um livro com o título Brasília Vive!
Os outros dois nomes são os do célebre Thomaz Farkas, que fotografou a cidade por iniciativa própria, e Marcel Gautherot, fotógrafo de confiança do arquiteto Oscar Niemeyer.
Foto: Marcel Gautherot - Esplanada dos Ministérios em construção- 1958
Outra exposição que mereceu destaque é titulada Foto na hora. São imagens reunidas durante quatro décadas pelo diplomata Joaquim Paiva, todas inéditas.
Na maioria das exposições e coleções fotográficas referentes à história de Brasília, e na própria imagem da cidade gravada no imaginário público, a arquitetura sempre prevalece. A exposição Foto na hora foge dessa característica. As estrelas do acervo de Joaquim Paiva são as gentes que povoaram a capital, não a arquitetura. Está em cartaz na Caixa Cultural de Brasília.

Foto: Joaquim Paiva - desfiles do pacotão - década de 70

Nenhum comentário: