sexta-feira, 9 de abril de 2010

Fotolink na Londrina de Haruo Ohara

De 8 de abril a 15 de maio será realizado em Londrina (PR), o Fotolink, 1º Encontro Internacional da Imagem. O objetivo é debater “a arte da fotografia e à reflexão sobre a produção de imagens na sociedade contemporânea”, como divulga o site Planeta Londrina.
As inscrições para as atividades previstas na programação podem ser feitas no www.fotolinklondrina.com.br.
Organizam o evento o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e a Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura, da Universidade Estadual de Londrina.
Destaque
O nome mais celebrado nesse primeiro Encontro Internacional da Imagem parece ser o do fotógrafo nipobrasileiro Haruo Ohara.
É um dos principais responsáveis pela memória fotográfica de Londrina. Foram mais de 50 anos de muita fotografia, 1938 até 1994. Nos anos 50 esteve entre os fundadores do Foto Clube de Londrina. É um dos integrantes da seleta Coleção Pirelli, do MASP.
Cafezal, Chácara Arara, 1947-1949 Foto: Haruo Ohara (Coleção PIRELLI MASP de fotografia)

Já no primeiro dia de Fotolink foram lançados o curta-metragem Haruo Ohara, com roteiro e direção de Rodrigo Grota, e a quinta edição da revista trimestral Taturana (especial sobre Haruo Ohara). O filme e a revista são produções do Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina (KINOARTE)
Livros
Os equipamentos e o acervo de Ohara, com mais de 20.000 negativos, foram doados por seus familiares ao Instituto Moreira Salles (IMS).
O IMS lançou parte da obra do fotógrafo em livro, "Haruo Ohara Fotografias": Na divulgação um bom resumo: “Sua trajetória é uma espécie de instantâneo da história da imigração japonesa no norte do Paraná”.
Em 2003 foi lançada uma biografia, "Lavrador de Imagens", escrita pelo jornalista Marcos Losnak e pelo historiador Rogério Ivano.


Nenhum comentário: